O fluxo de caixa é uma das ferramentas financeiras importantíssimas para todas as empresas, e saber como gerir esse ativo corretamente é determinante para conseguir fazer o seu negócio crescer.
No fluxo de caixa são registradas todas as entradas e saídas dos recursos para entender qual o saldo disponível no caixa da empresa para poder fazer aplicações, investimentos ou até cortar despesas.
O mais importante para gerir bem o fluxo de casa é entender claramente quais são os objetivos da empresa.
Dessa forma cada decisão é pensada para colocar o negócio mais próximo do objetivo.
Então, no planejamento estratégico de toda a empresa, já é possível definir os objetivos e os prazos e fazer toda a gestão financeira do fluxo de caixa se baseando nesses pontos definidos na estratégia.
O objetivo mais básico do fluxo de caixa é viabilizar o negócio no longo prazo, por isso existem por exemplo linhas de crédito para que empresários possam fazer a empresa acontecer.
Depois disso, a gestão do fluxo de caixa vai indicar em quanto tempo a empresa vai atingir o break even que é o ponto de equilíbrio onde o negócio começa a “empatar” financeiramente.
Para contabilidade o fluxo de caixa também é importantíssimo para manter os aspectos legais em dia. Afinal ele é imprescindível para a escrituração contábil.
Afinal, essa ferramenta vai ser fundamental para compor outros documentos como balancete contábil, escrituração contábil e a escrituração fiscal.
A gestão de fluxo de caixa também tem uma função corporativa, pois é com ela que você estabelece os meios para fazer a empresa crescer.
Estrategicamente falando, um fluxo de caixa bem feito, com dados sempre atualizados, vai mostrar exatamente quais são as entradas e saídas de capital na sua empresa, o que mostra quais decisões precisam ser tomadas para aumentar os lucros.
Cortes de gastos são de praxe no dia a dia de qualquer organização, mesmo quando o caixa está positivo, porque o objetivo é sempre otimizar ao máximo o setor financeiro.
Investimentos na melhoria dos produtos e serviços também é imprescindível para sua empresa se manter competitiva no mercado.
Por isso, um bom controle do fluxo de caixa te ajuda a entender quais decisões podem ser feitas.
Por exemplo, adquirir um novo maquinário pode aumentar a produção, mas será que tem caixa para isso?
E se tem, será que dá para fazer a aquisição à vista ou será mais prudente buscar um parcelamento?
Esse é só um dos exemplos que mostram como o fluxo de caixa é fundamental para tomada de decisão de um gestor.